Irã acaba com paciência estratégica em ataque a Israel para recriar dissuasão

Horas depois de o Irã lançar mísseis e drones explosivos contra Israel, chefes militares iranianos declararam "missão cumprida", tendo implementado uma mudança de tática projetada para restaurar a dissuasão da república islâmica.

Ao lançar pela primeira vez um ataque direto contra seu inimigo de longa data, Teerã pretendia que a ofensiva fosse uma exibição musculosa de força —se claramente sinalizada— que trouxesse à tona sua longa guerra nas sombras com o Estado judeu.

Nenhum dos 170 drones lançados chegou ao espaço aéreo israelense. De acordo com as Forças de Defesa de Israel, dos 30 mísseis de cruzeiro, 25 foram abatidos antes de cruzar as fronteiras da nação e a maioria dos 120 mísseis balísticos foi destruída pelos sistemas de defesa aérea.

No Irã, porém, a operação foi aclamada como um sucesso: uma resposta calibrada para restaurar seu poder de dissuasão e fortalecer sua imagem entre parceiros regionais e apoiadores domésticos. Também foi vista como uma prova de que Teerã faz valer suas ameaças e está pronto para tomar ação decisiva quando provocada.

"A mensagem do Irã foi clara: somos mais loucos do que vocês pensam e estamos preparados para suportar as consequências da guerra, se necessário", disse um informante de dentro do regime. "O objetivo é que isso sirva como dissuasão e um sinal para os EUA e Israel de que 'chega'."

A decisão de lançar um ataque direto a Israel marcou um significativo risco político para o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, que tradicionalmente adotou uma política de "paciência estratégica" em resposta a inimigos.

Isso significa que o principal tomador de decisões do país buscou evitar conflitos diretos, mesmo depois de Teerã ter acusado Israel de assassinar cientistas nucleares iranianos e autoridades de segurança dentro da república islâmica. Em vez disso, o Irã tem se baseado em guerras assimétricas e no uso de procuradores regionais, como o Hezbollah, assim como milícias no Iraque e na Síria.

O que você está lendo é [Irã acaba com paciência estratégica em ataque a Israel para recriar dissuasão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...