Ministério Público pede arquivamento de denúncia contra primeira-dama da Espanha

O Ministério Público espanhol pediu nesta quinta-feira (25) o arquivamento da denúncia contra a primeira-dama da Espanha, Begoña Gómez, alvo de uma investigação por suposta corrupção e tráfico de influência.

Após a instauração da investigação, na quarta-feira, o premiê Pedro Sánchez (PSOE) cancelou sua agenda até o domingo e publicou uma carta na qual afirmou que pode renunciar ao maior cargo do país.

Reeleito em novembro do ano passado, Sánchez disse que anunciará sua decisão sobre permanecer no governo apenas na segunda-feira (29). "Eu preciso pausar e refletir", escreveu ele, na carta divulgada no X.

O Ministério Público contestou o despacho de um juiz de Madri que aceitou a denúncia enviada pela associação Mãos Limpas —grupo ligado à ultradireita do partido Vox e aos conservadores do Partido Popular (PP).

Segundo a denúncia, a primeira-dama, aproveitando-se de seu status pessoal, "recomendou ou endossou empresários que participaram de concursos públicos".

No documento enviado ao tribunal, a Mãos Limpas afirmou que as acusações se baseiam exclusivamente em informações publicadas por "vários jornais digitais e em papel, e, posteriormente, em talk shows televisivos".

Nesta quinta, a Mãos Limpas admitiu que é possível que a sua denúncia se baseie em informações falsas. Mas afirmou também que "nos próximos dias fornecerá documentação ao tribunal" para demonstrar que a esposa do premiê cometeu efetivamente um possível crime de tráfico de influência e corrupção empresarial.

As acusações de tráfico de influência vinham sendo publicados desde o final de 2022 por canais de YouTube de direita. As informações foram constantemente negadas pelo PSOE, mas a associação tentou levar o caso aos tribunais por diversas vezes, sem sucesso.

Um exemplo: em novembro de 2023, a companhia aérea Air Europa foi resgatada da falência devido a pandemia por um empréstimo de € 475 milhões (R$ 2,6 bilhões) a serem devolvidos em seis anos.

Outras aéreas receberam empréstimos semelhantes, mas o fato de que Begoña Gómez presidia um centro de estudos que tinha um acordo com uma subsidiária da empresa que controlava a Air Europa foi colocado em evidência. "Seria apenas uma coincidência?", dizem os vídeos de YouTube que acusam a primeira-dama.

Essa aparentemente frágil acusação é a razão de o Ministério Público ter pedido o arquivamento de todo o caso nesta quinta.

O que você está lendo é [Ministério Público pede arquivamento de denúncia contra primeira-dama da Espanha].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...