Por que não existem medicamentos contra carrapatos para pessoas como há para animais?

A cada três meses, dou à minha cachorra um comprimido com sabor de carne que mata qualquer carrapato que a morda. Ela também foi vacinada contra a doença do carrapato (chamada de Lyme). Mas, por que essas opções não existem para as pessoas?

"É engraçado, na doença de Lyme, os animais têm muito mais opções do que os humanos", afirma Linden Hu, professor de imunologia na Escola de Medicina da Universidade Tufts. Isso inclui várias vacinas contra a doença de Lyme, bem como medicamentos preventivos orais e tópicos contra carrapatos.

Os riscos sobre segurança e dúvidas sobre a aceitação pública são os principais fatores que têm dificultado o desenvolvimento desses tipos de medicamentos para humanos. Mas, com o aumento de casos de doença de carrapato e outras infecções transmitidas pelos animais para seres humanos nos últimos anos, os pesquisadores estão explorando novas (e antigas) opções, e algumas já avançam para ensaios clínicos em humanos.

Vacinas

Entre 1999 e 2002, havia uma vacina para a doença de carrapato disponível nos Estados Unidos. O medicamento, chamado Lymerix, foi aprovado pela FDA (agência que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) em 1998, após ensaios clínicos o considerarem seguro e eficaz para prevenir infecções causadas por bactérias que causam a doença de Lyme. A vacina foi indicada para pessoas entre 15 e 70 anos que viviam ou trabalhavam em áreas onde a enfermidade era comum.

Logo após o início da vacinação, surgiram relatos de efeitos colaterais, principalmente sintomas de artrite. Autoridades federais de saúde "analisaram cuidadosamente" os dados e não encontraram evidências de que a vacina fosse insegura, explica Erol Fikrig, especialista em doenças infecciosas da Escola de Medicina de Yale, que esteve envolvido no desenvolvimento do medicamento.

Mas o estrago já estava feito. As vendas do imunizante despencaram e, em 2002, a GSK, que fabricava o medicamento, retirou-o do mercado.

As vacinas contra a doença do carrapato atualmente disponíveis para cães são similares às desenvolvidas para humanos. Elas funcionam principalmente estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra uma proteína chamada OspA, que é produzida pelas bactérias causadoras da doença de Lyme e transmitida pela saliva do carrapato. Quando ele se alimenta do sangue de um cachorro, os anticorpos presentes no organismo matam as bactérias no intestino do carrapato, impedindo-as de causar uma infecção.

O que você está lendo é [Por que não existem medicamentos contra carrapatos para pessoas como há para animais?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...