Como fomentar práticas em comunidades de não artistas para potenciar a transformação social?

“Arte e Responsabilidade Social” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que terá como oradora Cristina Sá, professora da Escola das Artes e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), que se realiza a 14 de abril, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.

“Dentro da vasta área da Arte e da Responsabilidade Social, esta sessão abordará práticas artísticas criativas cuja finalidade não é a criação de obra artística,” refere Cristina Sá, professora da Escola das Artes e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Serão analisadas preocupações para fomentar estas práticas em comunidades de não artistas com vista à potenciação da transformação social. “Trata-se de aplicar as metodologias de investigação transformativa às práticas artísticas em comunidade e também de explorar formas de medir os seus impactos, para influenciar políticas e o reconhecimento desta área, conforme as melhores práticas desta filosofia de investigação,” explica. Serão apresentados exemplos de intervenções recentes com equipas multidisciplinares (Psicologia, Biotecnologia e Arte) em temáticas relacionadas com as Alterações Climáticas e a Regulação de Emoções na Covid19, entre outras. Explorar-se-ão também propostas & em fase de investigação & de medição de potencial transformativo, considerando o facto destas intervenções terem sido muito curtas e pontuais.

A sessão “Arte e Responsabilidade Social”, que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, irá decorrer no próximo dia 14 de abril, às 11h, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Imagem: UCP.

O que você está lendo é [Como fomentar práticas em comunidades de não artistas para potenciar a transformação social?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...