O que se sabe sobre as covas coletivas encontradas em hospital de Gaza

No caos da guerra em Gaza, muitos procuram entes queridos que foram vistos com vida pela última vez no complexo hospitalar de Nasser, em Khan Yunis, no sul do território palestino.

As famílias sabem que parentes desaparecidos estiveram lá, mas perderam contato quando as forças israelenses assumiram o controle do centro médico.

Agora, várias valas comuns estão sendo exumadas no pátio do hospital.

A Defesa Civil da Faixa de Gaza, controlada pela facção, acusa as Forças Armadas de Israel de matar centenas de palestinos na área mais ampla de Khan Yunis e depois trazer seus corpos para o Complexo Médico Nasser. No entanto, admitem que algumas sepulturas podem ter sido cavadas antes desse período.

As forças israelenses assumiram o controle do complexo depois de tomarem a região entre 15 e 22 de fevereiro, e novamente entre 26 de março e 7 de abril.

Exumando corpos

Autoridades palestinas disseram ter exumado 283 corpos em Nasser, alguns com as mãos amarradas. Não está claro como as pessoas enterradas morreram ou quando os seus corpos foram colocados em sepulturas.

O chefe de Direitos Humanos da ONU disse estar "horrorizado" com os túmulos e com a destruição dos hospitais Nasser e Al-Shifa em Gaza. Volker Türk pediu investigações independentes sobre as mortes.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Os militares de Israel disseram que as acusações de que foram eles que enterraram os corpos ali eram "infundadas".

Reféns israelenses detidos pelo Hamas e agora libertados disseram que estiveram detidos no Hospital Nasser durante longos períodos durante o seu tempo em cativeiro.

A BBC News Árabe conversou com Um Muhammad Zidan —uma mãe que procura seu filho, Nabil. Ela foi até a vala comum em busca dos restos mortais do filho.

Ela disse que caminhava com passos pesados e com a alma quebrada, carregando nas mãos um ramo de rosas e dois frascos de perfume e óleo de eucalipto.

Ela acrescentou que estava procurando desesperadamente o corpo do filho para espalhar flores e perfumes nele —como faria em um casamento— porque havia prometido antes da guerra que o casaria e realizaria uma grande cerimônia de matrimônio para ele.

A equipe forense da BBC News Árabe pesquisou as evidências disponíveis para tentar entender o que aconteceu no Hospital Nasser.

Os israelenses cavaram valas comuns?

Mahmoud Basal, porta-voz da Defesa Civil palestina, afirma que no primeiro dia foram encontrados cerca de 80 corpos, sendo 30 deles identificados devido às suas características evidentes. Ele diz que não foi possível identificar o restante porque foram enterrados em datas diferentes e estavam em decomposição.

Basal diz que quando as forças israelenses invadiram o hospital, cavaram sepulturas para procurar os corpos dos reféns israelenses. Ele acrescenta que os soldados enterraram novamente os corpos ao lado de outros mortos durante o ataque.

Em uma declaração à BBC, fontes do Exército de Israel negaram responsabilidade: "A alegação de que as forças israelenses enterraram corpos palestinos é infundada e sem razão".

As forças israelenses acrescentaram: "Durante a operação na área do Hospital Nasser, em meio ao esforço para localizar reféns e pessoas desaparecidas, foram examinados cadáveres enterrados por palestinos na área do hospital..."

O que você está lendo é [O que se sabe sobre as covas coletivas encontradas em hospital de Gaza].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...