Quem levará legado bolsonarista adiante nas eleições de 2026

"Pode ir na ONU, na Liga da Justiça, no raio que o parta, que eu não tô nem aí".

A frase poderia ser de Jair Bolsonaro, mas foi proferida pelo governador de São Paulo. No dia 8 de março, em Genebra, Tarcísio de Freitas foi denunciado ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pela Comissão Arns e pela ONG Conectas em virtude da escalada de violências cometidas durante a Operação Verão.

Durante a reunião do Conselho, Camila Asano, diretora-executiva da Conectas, relatou acusações de execuções sumárias, tortura e prisões forjadas, além de apontar a ausência deliberada do uso de câmeras corporais entre os policiais envolvidos.

A operação já é tida como uma das mais letais da história do estado de São Paulo.

De acordo com dados do Ministério Público de São Paulo, agentes mataram 57 pessoas em janeiro e fevereiro na região, número que já ultrapassa mais de cinco vezes o do ano anterior.

Entre as vítimas estão um jovem cego de 24 anos, que foi assassinado dentro de casa enquanto conversava com um amigo e um homem que usava muletas. De acordo com a polícia, ambos teriam reagido à abordagem policial.

A despeito disso, o secretário da Segurança Pública, Capitão Derrite, foi poupado pelo governador.

Exonerado temporariamente do cargo no último dia 12, Derrite voltou ao Congresso para receber a relatoria de um projeto de lei que propõe o fim da saída temporária de presos em feriados e datas comemorativas, uma das principais pautas da bancada bolsonarista.

No dia seguinte à exoneração de Derrite, Tarcísio de Freitas, que está abrigado no Republicanos, foi extremamente bem recebido em uma reunião com deputados do PL que, em coro, entoaram "filia, filia".

Passados dois dias da reunião, a Revista Oeste, que abriga nomes como Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza e Rodrigo Constantino, publicou em sua capa uma foto do governador sorrindo acompanhado da frase: São Paulo contra o crime.

O que você está lendo é [Quem levará legado bolsonarista adiante nas eleições de 2026].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...