Ouvidoria da Polícia aponta 12 assassinatos pela PM na Baixada Santista

Um relatório feito pela Ouvidoria das Polícias de São Paulo e outros órgãos apresentou evidências de irregularidades em casos que deixaram 12 pessoas mortas e duas feridas nas operações da Polícia Militar na Baixada Santista.

O documento, publicado nesta segunda-feira (25), descreve execuções sumárias de pessoas desarmadas, alteração das cenas dos crime e omissão de socorro a pessoas feridas, entre outras irregularidades. Há também relato de ameaças a familiares das vítimas, feitas após as mortes.

Os casos apresentados agora ocorreram de maio de 2023 até o início deste mês. Somados a outros seis casos relatados num relatório anterior, chega a 18 o número de casos em que os órgãos identificaram ilegalidades.

A maior parte das ocorrências ocorreu durante a Operação Verão, que já deixou 51 mortos desde o início de fevereiro —e segue em andamento. A operação foi desencadeada após mortes de policiais na região.

"Das execuções documentadas 11 eram homens negros, sendo um deles uma pessoa negra com deficiência e a outra vítima não teve a raça identificada", diz trecho do relatório.

Uma dos ocorrências relatadas teve cinco mortos de uma só vez, no dia 27 de fevereiro, em uma área de mangue em São Vicente. Entre as vítimas estão dois adolescentes de 17 anos, um jovem de 18 anos, um homem de 24 anos e outro de 32.

Não houve perícia no local da ocorrência. Familiares, entrevistados por representantes da Ouvidoria e outros órgãos, contaram que as vítimas foram baleadas nas costas. Testemunhas também disseram que "os corpos foram arrastados do lugar e jogados no mangue, dificultando qualquer apuração".

O boletim de ocorrência, que teve trechos reproduzidos no relatório, fala numa troca de tiros iniciada pelos suspeitos mortos. Apenas os policiais foram ouvidos, segundo o documento. O relatório ressalta que nenhum policial ficou ferido.

A apresentação do relatório ocorreu na Faculdade de Direito da USP em um ato que reuniu familiares e amigos das vítimas das operações Escudo e Verão. O evento lotou um auditório do prédio no Largo São Francisco, no centro da capital.

O que você está lendo é [Ouvidoria da Polícia aponta 12 assassinatos pela PM na Baixada Santista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...