Panorama da Arte Brasileira terá artista que criou para show de Madonna; veja lista

Do barro ao computador. É ampla a gama de assuntos do próximo Panorama da Arte Brasileira, tradicional exposição que ocupa a cada dois anos o Museu de Arte Moderna de São Paulo com a proposta de mapear a produção contemporânea nacional no campo das artes visuais.

Na lista de participantes da edição de número 38 do panorama, divulgada nesta quarta-feira (27), há artistas que usam a terra para fazer as suas tintas, como Maria Lira Marques e Marlene Costa de Almeida, e outros que se valem do barro para produzir objetos, como Mestre Nado, um artesão pernambucano conhecido por seus instrumentos de sopro de cerâmica.

A carga de tradição destes artistas vai dividir o espaço expositivo do museu com o futurismo de Gabriel Massan, responsável por criar imagens 3D e jogos de videogames onde habitam criaturas meio fofas, meio asquerosas. Com menos de 30 anos, o carioca já está no auge —criou o cenário em que Madonna canta a faixa "Bedtime Stories" na turnê que chega ao Rio de Janeiro em maio.

Germano Dushá, um dos organizadores do panorama junto com Thiago de Paula Souza e a adjunta Ariana Nuala, afirma que a exposição pretende pensar "como artistas de contextos e práticas tão diferentes podem comungar de uma mesma energia".

O trio selecionou 34 participantes de 16 estados, contemplando todas as regiões brasileiras, para dar conta da temperatura da arte nacional. O grupo tem ampla faixa etária, com pessoas nascidas nos anos 1940 e outras jovens, nascidas na década de 2000.

Intitulada "1000º", ou mil graus, a mostra, que começa em 3 de outubro e se estende até janeiro do próximo ano, "dá a ideia da temperatura máxima, de situação extrema, vendo o que está urgente no país", afirma Dushá. De tão intensa, a fervura nesta temperatura derrete qualquer material, e o trio de organizadores quer ver o que surge a partir daí, como uma coisa pode se transformar em outra.

É a ideia de um elemento virar algo que ele não era antes, seja de forma física ou invisível, argumenta Souza, o outro organizador. O conceito parece um pouco etéreo, mas faz sentido numa mostra que tem no elenco Dona Romana, uma líder espiritual de Tocantins que não se considera artista. "Ela é uma sacerdotisa, trabalha como um canal entre mundos", afirma Nuala.

O que você está lendo é [Panorama da Arte Brasileira terá artista que criou para show de Madonna; veja lista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...