Terremoto em Taiwan para produção de chips, e analistas alertam para impacto global

O mais forte terremoto que atingiu Taiwan em 25 anos derrubou dezenas de prédios no lado leste da ilha, matando pelo menos nove pessoas e interrompendo a produção de semicondutores em algumas das principais fabricantes de chips do mundo.

Como principal produtora dos semicondutores avançados, Taiwan é de extrema importância para a economia global. Qualquer dano causado pelo terremoto está sendo observado de perto quanto aos possíveis efeitos na produção de tecnologia, uma vez que a ilha representa mais da metade do mercado global de laptop, placas-mãe e dispositivos de rede.

Analistas ouvidos pela agência Bloomberg destacam que alguns chips de ponta precisam de operações ininterruptas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, a interrupção das operações nas áreas industriais do norte de Taiwan pode significar que alguns chips em produção podem ter sido danificados.

A principal empresa do país, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.) —maior fabricante de chips do mundo— disse após o terremoto que havia retirado alguns funcionários de seus centros de produção.

Na noite desta quarta (horário de Brasília), a empresa disse que o terremoto danificou algumas de suas máquinas, mas a maioria dos equipamentos já havia voltado ao normal.

"A recuperação geral dos equipamentos de nossas fábricas atingiu mais de 70% dentro de 10 horas após o terremoto", disse a fabricante de chips. A TSMC ainda afirmou que equipamentos críticos não foram danificados.

Já a United Microelectronics Corp disse que esvaziou algumas instalações em Hsinchu e Tainan, cidades no lado oeste de Taiwan. Ela interrompeu as operações de algumas máquinas de fabricação de chips e disse que está trabalhando para colocar essas máquinas online novamente. O presidente e CEO da Acer, Jason Chen, disse que não houve impacto significativo nas operações.

A reação do mercado ao terremoto foi relativamente contida. O índice de ações Taiex chegou a cair 1% antes de reduzir as perdas, acompanhando as queda do índice MSCI Ásia-Pacífico, mais amplo.

As ações da TSMC e UMC caíram cerca de 1% e o dólar local permaneceu estável, negociando sem variação em relação ao dólar americano.

O terremoto ocorreu às 7h58 da manhã de quarta-feira, horário local, e teve magnitude de 7,4, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que localizou o epicentro perto da cidade oriental de Hualien.

Os tremores foram sentidos até o Japão e a China. Pelo menos nove pessoas morreram, mais de mil ficaram feridas e 56 permanecem presas, segundo o Centro de Operações de Emergência Central de Taiwan. Mais de duas dezenas de prédios desabaram.

O terremoto ocorreu logo antes do início de um feriado de quatro dias em Taiwan em observação ao Qingming, durante o qual as famílias visitam os túmulos de seus ancestrais. Milhares de pessoas normalmente viajam para suas cidades natais durante o período.

A maior parte dos danos parecia estar concentrada em ou perto de Hualien, um condado com cerca de 300 mil habitantes, a aproximadamente 200 quilômetros a sudeste da capital, Taipé.

O que você está lendo é [Terremoto em Taiwan para produção de chips, e analistas alertam para impacto global].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...